domingo, 15 de abril de 2012

mãe desnecessária


EMÃE (DESNECESSÁRIA) - Marcia Neder
>> A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo.> Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha.> Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas> e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso.> Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.> Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.> Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.> Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma> droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também.> A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical.> A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.> Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida.> Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.> O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito> aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.> Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres.> Esse é o maior desafio e a principal missão.> Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

"Antes de julgares a "minha vida" ou meu "carater"...Calça os MEUS sapatos e percorre o caminho que EU percorri, vive as "minhas tristezas", as "minhas dúvidas", as "minhas alegrias" !!!

Percorre os anos que EU percorri, tropeça onde tropecei e levanta-te assim como EU o Fiz !!!

Cada um tem sua própria história e então, só aí poderás, julgar-me ! "

( Mário Quintana )

domingo, 25 de setembro de 2011

" um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, pois nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-lo, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

( Fernando Pessoa )

sexta-feira, 29 de julho de 2011

" Não ame pela beleza, porque um dia ela acaba.

Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona...

ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com o amor sem explicação."

( Madre Teresa )

segunda-feira, 6 de junho de 2011

...Olhe cada caminho com cuidado e atenção.

Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias...

Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma

pergunta: possui esse caminho um coração ?

Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso

contrário, esse caminho não possui importância

alguma.

( Carlos Castañeda)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

" Entender a vontade de Deus para nós, nem
sempre é fácil, mas crer que ele está no comando
e que tem um plano para nossa vida, faz a caminhada
valer a pena."
conselho da mãe

Não deixe que a raiva tome lugar
da compreensão.
tania